O vinho e as mulheres

Essa matéria li um artigo muito interessante na Revista Gula e gostaria de compartilhar com vocês.
O autor da matéria é o jornalista Mauro Marelo Alves que mensalmente escreve a coluna Confissões da Taça na revista.
Ele traça um perfil das mulheres consumidoras de vinho através de uma pesquisa com mais de 4000 consumidoras, realizada em 5 paises: França, Alemanha, Inglaterra, Japão e Estados Unidos.
Os resultados apresentados foram:
Para 53,7% delas o vinho é uma arte de vida,
42% consiream o vinho um produto cultural.
O consumo de vinhos é de 68,6% em "momentos privilegiados e conviviais entre amigos".
E importante também ressaltar que, para 79,3% delas o vinho não é moda e sim um prazer permanente, pois amam o gosto do vinho.
E a preferência entre tintos e brancos: 2/3 das entrevistadas preferem o vinho tinto, comprovando uma pesquisa italiana que indica que o vinho tinto possue componentes químicos que melhoram as funções sexuais através do aumento ca circulação sanguínea em áreas do corpo mais sensíveis ao prazer.
E ainda, 85%  delas acredita que o vinho não é prejudicial a saúde e sim uma fonte de prazer e saúde.
Com relação as compras de vinhos, as circunstâncias são muito específicas, sendo que as inglesas, com 61,3%, se consideram independentes na escolha de compra de seus vinhos enquanto somente 7,3% das japonesas se consideram aptas a comprar seu próprio vinho.
E com relação ao ato da compra, as mulhores compram seus vinhos através de uma questão básica de consumo: Mesmo munidas de informações, o preço é fator determinante no ato da compra. Elas avaliam a relação custo-benefício no momento de decisão, enquanto deixam para os homens a decisão de compra de jóias raras.
E nós devemos muito a elas.
Então, na hora de comprar um vinho ou indicar um produto a uma mulher, saiba que ela está munida de informações para optar pela melhor compra.

Espero que em breve as consumidoras brasileiras comecem a exercer a mesma opinião de compras das consumidoras dos demais paises.

Abraços....

Danilo Muniz

Vinhos: Uva Malbec

As uvas Malbec originaram-se na França e desempenham um grande papel na produção de vinho da Argentina.  
Os sabores e aromas dos vinhos feitos a partir de uvas Malbec incluem amora, cereja, ameixa e chocolate. Outras características dos vinhos Malbec incluem tinta preta que chegam a colorir a taçar, taninos suaves e alta acidez. Vinhos Malbec não são tão populares como os vinhos feitos a partir de outras variedades de uva vermelha, mas sua popularidade está crescendo graças a bebedores de vinho que buscam experiências novas de vinhos do novo mundo e diferentes características.

A uva Malbec continua a ser empregada na produção de vinhos em Bordeaux, na França, pois fornece tanto a cor forte e taninos firmes.

Agora como varietal na Argentina, produz vinhos encorpados com taninos muito suaves e sabores fortes de frutas. Por um tempo os produtores de vinho argentino substituiram a maioria de suas vinhas velhas de Malbec com videiras de mais "negociáveis", mas agora que o resto do mundo descobriu quão bons vinhos varietais com a uva Malbec podem ser produzidos, a Argentina está de volta ao negócio de produção de vinho Malbec.
 
Sabor e aromas do vinhos produzidos com a uva Malbec:
Amora silvestre
Ameixa
Pimenta
Cereja
Chocolate

Outras Características Malbec
Médio a encorpado
Tinta preta de coloração
Acidez

Hamonização da Malbec
Carnes vermelhas
Os alimentos picantes (mexicana, indiana)
Pratos a base de molhos de tomate
Pizzas
Carne de porco assada


E ja comentei um vinho com essa uva: O Naiara Reserva Malbec 2006... se vocês quiserem saber algo  mais sobre esse vinho, basta clicar aqui. 

Abraços e espero que gostem.