Vinhos: Uva Tannat

A uva Tannat, originária do Sudoeste de França, é responsável pelas características dos vinhos tintos de Madiran, França, e do Uruguai, que se tornaram emblemáticos para essas regiões. A casta Tannat foi introduzida no Rio Grande do Sul, em 1971, pela Estação Experimental de Caxias do Sul. Ela apresenta elevado vigor e brotação tardia, o que lhe garante proteção dos efeitos prejudiciais das geadas primaveris. 


O vinho Tannat apresenta elevada intensidade de cor e concentração de taninos, por isso necessita de mais de seis meses de amadurecimento em barrica de carvalho para adquirir equilíbrio e maciez. 

Vinhos estruturados e de coloração muito intensa, por ser rico em compostos fenólicos. Geralmente ácido, duro e nervoso. Tem como características a concentração do tanino (daí nome), aquele elemento importantíssimo da uva que dá cor e uma sensação de adstringência na boca (pois tem a capacidade de coagular a saliva) que pode ser muito intensa ou bem trabalhada. É recomendável para corte com outros vinhos tintos finos para intensificar sua cor e estrutura e também para a produção de vinho varietal podendo melhorar com o amadurecimento em barricas de carvalho. Se a uva é madura, e o vinho amadurecido em barrica de carvalho, torna-se relativamente redondo, mais suave e agradável.
 

No Brasil, os maiores municípios produtores de uva Tannat são: Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Cotiporã, na Serra Gaúcha, e Santana do Livramento, na Campanha. 


O destino dessa produção é para a elaboração de vinho tinto, utilizado principalmente para corte e, recentemente, também para a produção de vinho tinto varietal.

Os vinhos da uva Tannat são considerados os mais benéficos ao organismo, pois contém maior concentração de resveratrol, substância química antioxidante que ajuda a combater o envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer. Sem contar que ajuda nas doenças do coração.

E viva a Tannat...

Vinhos: Uva Merlot

Uva também francesa, com grande penetração na região de Bordeaux, entre no corte dos vinhos da região junto da Cabernet  Sauvignon e da Cabernet Franc, na composiçao dos vinhos de Bordeaux, principalmente St. Emillion e em corte para o Pomerol.

Detém enorme prestpigio na França e nos demais paises aonde é cultivada, sendo que é a mais plantada em Bordeaux, e também a 3ª mais importante no seu país de origem.

Uva elegante, com casca escura, proporciona armos de café, ameixas maduras, pimenta do reino.

Seus vinhos apresentam baixa acidez, textura suave e baixo nível de taninos, suculentos.

Aproveita bem o barril de carvalho, podendo envelhecer e mostrar vinhos com alta complexidade e estrutura.

Cultivada hoje na França, Estados Unidos, Chile, Argentina, Brasil. Na Espanha, além da produção em diversas regiões do país, as regiões de Navarra e Somontano são as principais produtoras de Merlot.

Alguns vinhos produzidos com a Merlot:
. Petrus;
. Chateau Angelus;
. Chateau. Palmer;
. Ornellaia,
. Casa Lapostolle,
. Clos Apalta;
. Má Partilha.

Assim como a maioria das uvas tintas, a Merlot pode ser apresentada sozinha (varietal) ou em corte (assemblage). Em ambos os casos, ela dá origem a vinhos mais redondos, aveludados e estruturados. Normalmente, o tempo de guarda é bem vindo para essa uva, porém, seus vinhos podem ser degustados mais jovens. Quando em corte, ela é responsável por arredondar, harmonizar e dar mais elegância ao conjunto.