Vinhos: Como armazenar seus vinhos


Frequentemente essa pergunta é feita por pessoas que tem interesse em montar uma adega ou se iniciar no mundo do vinho.
Então vou deixar algumas dicas de como armazenar seus vinhos e não ter a decepção ao abrí-los e descobrir que ja estão passados ou "mortos".
> Os vinhos devem ser mantidos em locais arejados, fazendo com que a criação de fungos nas rolhas seja proliferado.
> Insolação é muito prejudicial ao vinho. Mesmo as garrafas, na sua grande maioria, sendo escuras (Pretas ou verdes), a luz penetra os recepientes e faz com que o vinho diminua sua vida útil e comece o processo de oxidação. O ideal é deixá-los em locais com pouca luz.
> Temperatura do ambiente: Éaconselhável que seus vinhos permaneçam em locais com temperatura constante, de preferência entre 14º C e 18ºC. Isto fará com que seus vinhos mantenham suas características e propriedades. A variação de temperatura é altamente prejudicial ao vinho.
> As garafas devem estardeitadas, na posição horizontal. O ideal é que o líquido permaneça em contato com a rolha o maior tempo possível. Isso faz com que ela mantenha-se intacta e úmida evitando o ressecamento e a entrada de oxigênio no vinho, reduzindo sua vida útil e inicando o processo de oxidação,

Espero que gostem dessas pequenas dicas e se for possível, a compra de uma adega climatizada é sempre bem vinda, pois ela possui todas as características acima e pode aumentar o prazer no consumo de seus vinhos.

Abraços

Danilo Muniz

Cervejas - Lei da Pureza Alemã.

A lei da Pureza Alemã ou Reinheitsgebot data de 23 de Abril de 1516 e foi promulgada pelo Duque Guilherme IV da Baviera, criando assim uma das leis de alimentação mais antigas do mundo. Essa lei é antecessora lei promulgada pelo Marquês de Pombal que instituiu a legislação para o vinho do Porto, que só foi acontecer em 1756. Portanto, trata-se de um registro histórico de suma importância, pois talvez por ele, hoje nós tenhamos a garantia de qualidade de produtos que até então nem era conhecida a sua fabricação, seus métodos e processos, etc.
A legislação previa que somente poderiam ser utilizados na fabricação de cerveja água, malte de cevada e lúpulo.
Em 1906 a lei foi alterada e estendida para toda a Alemanha, e após a 2 Guerra Mundial, novos itens foram incorporados:
  • Nas cervejas de baixa fermentação foram autorizadas o malte de cevada, o lúpulo e a água;
  • Nas cervejas de alta fermentação além de todos esses itens, foram autorizados o malte de outros cereais, bem como corantes e um número limitado de açucares.
  • E por último, deram maior liberdade as cervejas destinadas a exportação.
Por isso que alemão fala que os Belgas e os outros países produtores não fazem cerveja.....
Mas essa lei tem o seu valor histórico e por isso que hoje temos controles de qualidades muito mais abrangentes e rigorosos.

Queijos do Mundo - Maasdam (Holanda)


O Maasdam é mais um dos queijos Holandeses de alta procura no Brasil.
Sua forma cilíndrica de aproximadamente 12 queijo é um convite a desgutação e o prazer dos queijos. Criado na cidade de Maasdam, Holanda, esse queijo lembra e muito os queijos de desenho animado, pois normalmente é cortado em cunhas e seu interior possui inúmeros buracos, grandes e consistentes, característica marcante deste queijo.
Esse queijo tem estrutura firme, com fácil corte devida a sua cura mediana. 
Seu sabor lembra algo como nozes, por vezes adocicado e muito requinte. Nota do comentarista: "Quem come, jamais esquece seu sabor".
Acompanha vinhos, pode ser apreciado sozinho como aperitivo ou mesmo uma tábua de frios, incorporando seu sabor único. Deve ser usado também, na gastronomia, como queijo para sanduíches, gratinar, ou até mesmo no fondue.

A foto de ontém.... com a explicação hoje.....

Como havia prometido ontém, estou postando a estória dessa foto que a tantos emociona, sejam eles apreciadores de vinho, apreciadores das artes ou simplesmente qualquer pessoa que ache esse garotinho engraçado, com o peito estufado e o orgulho de carregar as duas garrafas de vinho em seus braços.

Essa célebre fotografia feita por Henri Cartier-Bresson em 1954, mostra um menino sorridente, com o olhar travesso, carregando duas garrafas de vinho. Dizem que Bresson manteve contato com o menino ao longo dos anos, e quando este completou cinquenta anos, Bresson apareceu na sua festa de aniversário segurando duas garrafas de vinho debaixo dos braços.

Retirei essa informação do blog do Fernando Rabelo.

Segue o link do blog: Images & Visions