Vinhos: Como armazenar seus vinhos


Frequentemente essa pergunta é feita por pessoas que tem interesse em montar uma adega ou se iniciar no mundo do vinho.
Então vou deixar algumas dicas de como armazenar seus vinhos e não ter a decepção ao abrí-los e descobrir que ja estão passados ou "mortos".
> Os vinhos devem ser mantidos em locais arejados, fazendo com que a criação de fungos nas rolhas seja proliferado.
> Insolação é muito prejudicial ao vinho. Mesmo as garrafas, na sua grande maioria, sendo escuras (Pretas ou verdes), a luz penetra os recepientes e faz com que o vinho diminua sua vida útil e comece o processo de oxidação. O ideal é deixá-los em locais com pouca luz.
> Temperatura do ambiente: Éaconselhável que seus vinhos permaneçam em locais com temperatura constante, de preferência entre 14º C e 18ºC. Isto fará com que seus vinhos mantenham suas características e propriedades. A variação de temperatura é altamente prejudicial ao vinho.
> As garafas devem estardeitadas, na posição horizontal. O ideal é que o líquido permaneça em contato com a rolha o maior tempo possível. Isso faz com que ela mantenha-se intacta e úmida evitando o ressecamento e a entrada de oxigênio no vinho, reduzindo sua vida útil e inicando o processo de oxidação,

Espero que gostem dessas pequenas dicas e se for possível, a compra de uma adega climatizada é sempre bem vinda, pois ela possui todas as características acima e pode aumentar o prazer no consumo de seus vinhos.

Abraços

Danilo Muniz

Nenhum comentário: