Evento: Haloween Guiness Flag Bar em São Bernardo do Campo

Mais um evento acontecendo no ABC.
Halloween Guinness no Flag Bar.
A já tradicional festa de Halloween, agora com um ingrediente especial:
Vejam as informações sobre o evento.
Festa de Halloween da Guinness no Flag Bar em SBC - convites limitados - vendas antecipadas no Flag Bar. Projeto Monday Party - festas exclusivas na segunda. homem ganha capa de halloween e mulher chapéu de bruxa - welcome Guinness ...
Imperdivel !!!
HALLOWEEN GUINNESS EVENT ....
Maiores informações no blog do bar:
http://flagbar.blogspot.com/

Cervejas - Harmonização

Como se sabe, a harmonização é o assunto da moda na gastronomia e hoje em dia tudo tende a seguir essa tendência. Harmonizar queijos sempre ficou a cargo dos vinhos, que na sua grande maioria das vezes, era considerado o companheiro ideal, mas, devido a grande oferta de cervejas dos mais diversos tipos, a combinação Queijo X Cerveja também tem ganho adeptos.

Estarei mostrando algumas combinações a partir de agora e qual a melhor forma de fazê-los.
Espero que gostem.

Num processo de harmonização, devemos sempre pensar nas carcterísticas de ambos, queijos e cervejas, e nas suas estruturas como corpo, acidez, amargor, doçura, etc.

Sendo assim, devemos combinas cervejas leves a queijos leves, cervejas encorpadas com queijos encorpados, queijos de sabores fortes com cervejas fortes, etc.

Nesse quesito, devemos iniciar com as Pilsens, que são cervejas leves com amargor variável, dependendo do país, com os queijos mais leves. A melhor indicação para esse tipo de combinação seria a mozzarela de búfala, que nada mais é um queijo leve e quase fresco com a Pilsen, pois o amargor da cerveja e seu leve corpo, não serão superiores ao gosto leve da mozzarela.

Como indicação, deve-se sorver a cerveja em primeiro lugar e comer o queijo em seguida, depois mais cerveja, mais queijo, etc.

Sabemos que a combinação se torna ideal quando a sensação na boca é aquela em que nenhum dos dois itens eliminem os aromas do outro, ou seja, simplesmente se complementem ou realcem seus sabores.
Na próxima postagem darei novas indicações e novas combinações...
.
Até lá...
.

Vinhos: Argentina - Regiões produtoras e suas características

Este é o quinto país em produção de uvas no mundo, sendo algo em torno de 2,8 milhões de toneladas por ano, quarto produtor de vinhos (1,5 bilhões de vinhos anualmente) e o sexto maior consumidor per capita. Mas nem tudo são glórias para os argentinos, pois até a década de 80 a grande maioria dos produtos eram fracos e voltados a produtos de baixa qualidade.
Depois de muitos investimentos a Argentina tornou-se um berço de grandes produtores de vinhos finos e de qualidade, calcada na uva Malbec e que trouxe de volta o glamour a esse país vizinho.
A principal região produtora de vinhos argentinos é Mendoza, responsável por 70% da produção vinícola argentina, seguida por San Juan.
As plantações são predominantemente nos pés da Cordilheira dos Andes, alcançando 1.500 metros do nível do mar, o que confere maior maturação e qualidade aos seus vinhos.
Uma característica interessante de seus vinhedos é a irrigação das videiras com a água do degelo da Cordilheira, levando-se em consideração que a região de Mendoza era considerada um deserto.
Além de Mendoza e San Juan, a Argentina produz vinhos nas regiões de Rio Negro, ao sul, e Salta ao norte. 
Principais uvas plantadas na Argentina: Malbec, Cabernet Sauvignon, Bonarda, Merlot e Syrah, tintas e Torrontés, Chardonnay e Viognier, brancas.
Existem muitos produtores realizando excelentes trabalhos na Argentina, dentre eles é bom destacar: Catena Zapata (um dos mais respeitados e aplaudidos enólogo argentino), Familia Zuccardi (agora produtores de azeite de qualidade também), Achaval Ferrer, Familia Ruttini, Luigi Bosca, Suzana Balbo (com a sua linha Crios, excelente), O. Fournier (que também produz vinhos na Espanha, em Ribeira del Duero), e muitos outros.
Na próxima vez que for experimentar um vinho argentino, de prioridade para
vinhos de procedência, com indicação de procedência destacadas e se possível com a uva Malbec e Torrontés, uvas essas que se adaptaram muito bem ao terroir desse país. E se possível, acompanhado de um belo corte argentino de carne ou as tradicionais empanadas.

Um abraço


Danilo Muniz