Queijos: Serra da Canastra (Brasil)

É muito bom falar de queijos importados, dos holandeses, franceses, italianos, suiços, mas precisamos também valorizar o que é nosso, por isso, depois de ler uma matéria resolvi falar sobre o queijo da Canastra.
Este queijo amarelo, de forma circular, pequeno, pode apresentar diversos aromas, texturas e sabores, variando sobre o seu tempo de cura ou maturação.
Este produto tem mais de 200 anos de produção na região mineira da Serra da Canastra, no sudoeste do estado.
É feito com o leite ainda cru, um processo semelhante ao do queijo da Serra da Estrela de Portugal, tendo sua receita derivada desta iguaria tão apreciada mundialmente. Este é mais um dos inúmeros produtos trazidos de Portugal, e sua receita também.
O processo de produção é complexo e trabalhoso, mas o queijo, devido a sua importância, é considerado Patrimônio histórico pelo IPHAN  e já possui um projeto em trânsito para que a região receba uma Indicação Geográfica Canastra, o que aumentaria o reconhecimento deste produto tão nacional.
Podemos enumerar várias características para cada tipo de maturação do queijo, como amendoado, amanteigado, arenoso, picante etc.
Se você tiver a oportunidade de experimentar esse queijo, faça, pois devido as normas de produção, alguns pequenos produtores só podem comercializar esse produto em suas terras, por não se adequarem a legislação vigente.
Experimente e ajudem a divulgar mais esse patrimônio nacional....

Nenhum comentário: