Vinhos: Argentina - Regiões produtoras e suas características

Este é o quinto país em produção de uvas no mundo, sendo algo em torno de 2,8 milhões de toneladas por ano, quarto produtor de vinhos (1,5 bilhões de vinhos anualmente) e o sexto maior consumidor per capita. Mas nem tudo são glórias para os argentinos, pois até a década de 80 a grande maioria dos produtos eram fracos e voltados a produtos de baixa qualidade.
Depois de muitos investimentos a Argentina tornou-se um berço de grandes produtores de vinhos finos e de qualidade, calcada na uva Malbec e que trouxe de volta o glamour a esse país vizinho.
A principal região produtora de vinhos argentinos é Mendoza, responsável por 70% da produção vinícola argentina, seguida por San Juan.
As plantações são predominantemente nos pés da Cordilheira dos Andes, alcançando 1.500 metros do nível do mar, o que confere maior maturação e qualidade aos seus vinhos.
Uma característica interessante de seus vinhedos é a irrigação das videiras com a água do degelo da Cordilheira, levando-se em consideração que a região de Mendoza era considerada um deserto.
Além de Mendoza e San Juan, a Argentina produz vinhos nas regiões de Rio Negro, ao sul, e Salta ao norte. 
Principais uvas plantadas na Argentina: Malbec, Cabernet Sauvignon, Bonarda, Merlot e Syrah, tintas e Torrontés, Chardonnay e Viognier, brancas.
Existem muitos produtores realizando excelentes trabalhos na Argentina, dentre eles é bom destacar: Catena Zapata (um dos mais respeitados e aplaudidos enólogo argentino), Familia Zuccardi (agora produtores de azeite de qualidade também), Achaval Ferrer, Familia Ruttini, Luigi Bosca, Suzana Balbo (com a sua linha Crios, excelente), O. Fournier (que também produz vinhos na Espanha, em Ribeira del Duero), e muitos outros.
Na próxima vez que for experimentar um vinho argentino, de prioridade para
vinhos de procedência, com indicação de procedência destacadas e se possível com a uva Malbec e Torrontés, uvas essas que se adaptaram muito bem ao terroir desse país. E se possível, acompanhado de um belo corte argentino de carne ou as tradicionais empanadas.

Um abraço


Danilo Muniz

Nenhum comentário: