Vinhos: Cabernet Sauvignon - A Rainha das Uvas Tintas

A Cabernet Sauvignon é a rainha das uvas tintas.
É a mais difundida uva vitisvinífera produzida no mundo, com extrema facilidade de adaptação nos mais diversos terroirs do mundo.
Acredita-se que seja originária na França, e tem sua melhor expressão na região de Bordeaux, sendo que esta região é a maior produtora desta uva no mundo, com área de aproximadamente 30 mil hectares.
Possui características próprias e muitas vezes similares em todas as regiões, com alguma variação em determinados locais.
Possui coloração rubi escura, aromas de cassis, ameixas, cerejas, menta, eucalipto quando não envelhecido e tabaco, baunilha, café, caramelo quando envelhecido em barris de carvalho.
Hoje é produzido em larga escala em diversos países, como Itália (Supertoscanos), Espanha (Vega-Sícilia), Portugal (Quinta e Palácio da Bacalhoa), Chile (Don Melchor, Almaviva) e muitos outros.
Como referências francesas podemos destacar: Chateau Margaux, Chateau Lafite, Chateau Haut-Brion, dentre outros. Produtos estes que podem atingir preços astronômicos, dependendo da safra, e da voracidade dos compradores internacionais e das notas dos especialistas do mundo do vinho.

Evento: 2ª Feira de Vinhos do Empório do Bacalhau

É isso ai pessoal, na semana que vem será realizada a 2ª Feira de Vinhos do Empório do Bacalhau em São Bernardo do Campo.
Serão várias importadoras apresentando suas novidades e vendendo ao consumidor seus vinhos com descontos imperdíveis.
Estarei presente ao evento e postarei na próxima semana informações sobre o evento, se possível, diretamente da feira.
É necessário levar 1 kg de alimento não perecível para participar do evento e confirmar presença nos telefones ao lado.
Não deixem de prestigiar.

Um abraço a todos!!!

Danilo Muniz

O que é vinho?

Muitas pessoas me perguntam, mas o que é vinho? E muitas dúvidas vem a cabeça quando falamos nesse líquido fascinante que a natureza nos fornece.
Ao serem questionadas, dizem: "É aquele docinho que eu compro o supermercado", ou " Adoro batida de vinho com abacaxi" , mas vinho, na sua concepção, nada mais é que o resultado da fermentação do  mosto de uvas, obtidos após a prensa de vários kilos de uva, fazendo com que o açucar das uvas sejam transformadas em alcool.
Apesar do vinho ser produzido de uvas, existem tipos específicos para a produção dos chamados vinhos de qualidade e outras que não são tão boas assim. Ao grupo de uvas usadas na produção de vinhos de qualidade da-se o nome de vitiviníferas e ao segundo grupo, uvas de qualidade inferior com pouca quantidade de açucar, dá-se o nome de americanas, ou labruscas.
As uvas que fazem parte do primeiro grupo são bem conhecidas, como: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Malbec, Carmenere, Syrah, Sauvignon Balnc, entre outras.
Ao segundo grupo, já é mais dificíl identificar quais são as uvas que entram na composição do vinho, sendo que a mais conhecida delas é a uva Isabel, existindo também a Niágara, Bordô, etc.
Acima, temos uma foto de Cabernet Sauvignon, a mais difundida mundialmente.
No próximo encontro, falarei um pouco mais sobre a Cabernet Sauvignon e sobre as áreas plantadas mundialmente e sobre a diferença entre Velho e Novo Mundo.
Até mais....