Cervejas - Harmonização

Como se sabe, a harmonização é o assunto da moda na gastronomia e hoje em dia tudo tende a seguir essa tendência. Harmonizar queijos sempre ficou a cargo dos vinhos, que na sua grande maioria das vezes, era considerado o companheiro ideal, mas, devido a grande oferta de cervejas dos mais diversos tipos, a combinação Queijo X Cerveja também tem ganho adeptos.

Estarei mostrando algumas combinações a partir de agora e qual a melhor forma de fazê-los.
Espero que gostem.

Num processo de harmonização, devemos sempre pensar nas carcterísticas de ambos, queijos e cervejas, e nas suas estruturas como corpo, acidez, amargor, doçura, etc.

Sendo assim, devemos combinas cervejas leves a queijos leves, cervejas encorpadas com queijos encorpados, queijos de sabores fortes com cervejas fortes, etc.

Nesse quesito, devemos iniciar com as Pilsens, que são cervejas leves com amargor variável, dependendo do país, com os queijos mais leves. A melhor indicação para esse tipo de combinação seria a mozzarela de búfala, que nada mais é um queijo leve e quase fresco com a Pilsen, pois o amargor da cerveja e seu leve corpo, não serão superiores ao gosto leve da mozzarela.

Como indicação, deve-se sorver a cerveja em primeiro lugar e comer o queijo em seguida, depois mais cerveja, mais queijo, etc.

Sabemos que a combinação se torna ideal quando a sensação na boca é aquela em que nenhum dos dois itens eliminem os aromas do outro, ou seja, simplesmente se complementem ou realcem seus sabores.
Na próxima postagem darei novas indicações e novas combinações...
.
Até lá...
.

Nenhum comentário: